Esse blog foi criado como atividade pelo professor Michael Hanke através da disciplina: Comunicação e Cultura, do Curso de Turismo, da Universidade Federal de Minas Gerais.
Buscaremos abordar como as diferentes formas de mídia influenciam o turismo e como o tema é abordado por esses veículos de comunicação. Através da leitura do livro: Turismo e Mídia - O papel da comunicação na atividade turística, de Christian Nielsen definimos alguns conceitos e iniciamos os nossos estudos sobre Turismo e Mídia, além de dicas de viagens e de destinos turísticos.
Para aprofundarmos melhor o tema e para que o leitor não se perca, definiremos alguns conceitos que serão abordados constantemente em nosso blog:
ü Mídia: tipo e formato de comunicação;
ü Comunicação: conhecimento do espaço que nos cerca e a partir disso a formulação de idéias e atitudes, pelo homem, que o levam a interpretação desse meio;
ü Veículo: canal de comunicação ou meio de troca de informações;
ü Mídia de Massa: modos de comunicação como uma indústria de domínio público;
ü Mídia Impressa: jornais, revistas, folhetos, periódicos, mala direta, boletins informativos;
ü Mídia de Radiodifusão: rádio e televisão;
A televisão é o veículo mais significativo com seu poder de atrair o público. Isso se dá à capacidade das redes de fornecer um produto de comunicação de acordo com o gosto do público e do poder de persuasão da mesma.
Dessa forma, podemos perceber que, hoje, a televisão é mais um meio de divulgação dos destinos turísticos e que há um crescimento dos programas especializados nesse assunto.
A comunicação é, enquanto divulgação da mídia, muito importante para os destinos turísticos. Esta divulgação pode ser o grande segredo para a geração de empregos e lucros no país, desde que seja feita de forma correta e voltada para a sustentabilidade. Considerando o turismo como uma grande saída econômica, a influência da mídia sobre o turismo e seus atrativos é fundamental.
Na sociedade em que vivemos, a informação e a comunicação se destacam entre seus componentes fundamentais, dando, portanto, à mídia, um grande poder de influência e persuasão em todos os aspectos possíveis da vida dos cidadãos, sejam estilos musicais, roupas ou destinos turísticos.
Tá lynda nossa introdução :B
ResponderExcluir