sábado, 28 de novembro de 2009

Paris

Não é difícil encontrar roteiros turísticos baseados em grandes produções cinematográficas. Essas produções agregam valor a consagrados destinos turísticos já que utilizam-se desses lugares para o desenrolar de roteiros cinematográficos que complementam cenários consagrados e tradicionais com histórias cheias de magia. É o que acontece com vários destinos turísticos ao redor do mundo. O post de hoje utiliza dessa visão para abordar Paris como um destino turístico que além de tradicional, pode ser explorado a partir de roteiros de cinema que acrescentam ainda mais charme à visita à cidade.

Uma grande lista de filmes lendários tem como palco a Cidade Luz. Nessa lista encontram-se títulos mais modernos como por exemplo:

“Paris, Eu te amo”

“O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”

“Antes do Anoitecer”


Hoje, vamos olhar Paris como a olha o diretor Jean-Pierre Jeunet no filme “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain”.

O diretor visita uma grande variedade de locações para desenvolver a fábula moderna a que o filme se refere. A partir disso, da magia das locações e da fascinante paisagem parisiense, pode-se elaborar um roteiro turístico que reviva as emoções do filme e cause outras.

Além de utilizar lugares já consagrados de Paris, como a Catedral de Notre Dame de Paris, o filme desenrola em sua maior parte no bairro de Montmartre, um bairro tradicional de Paris que possui como principais atrações turísticas o seu mercado e a Basílica de Sacre Coeur e, são essas locações que concedem um tom mais interessante e menos clichê ao filme. Os locais utilizados traduzem bem o estilo de vida parisiense, especificamente àquele do bairro em que Amélie vive e trabalha.

Além disso, no filme, Amelie utiliza em diversos momentos locações famosas de Paris em seu dia-a-dia. Essas locações ajudam na elaboração de um roteiro mais tradicional de Paris. Locais como a Catedral de Notre Dame de Paris, o Canal Saint Martin, a Basílica de Sacre-Coeur entre outros.

Canal Saint Martin

Catedral de Notre Dame de Paris

Basílica de Sacre Coeur



Percursos Cinematográficos

Paris sempre teve laços estreitos e apaixonados com a Sétima Arte: do museu do Louvre, que abriga Belphégor, ao Café des Deux Moulins em Montmartre, onde trabalhava Amélie Poulain, a cidade é cheia de cantos e recantos marcados pela passagem da câmera. Hoje em dia acontecem na capital cerca de dez filmagens por dia, e em 2007 mais de 4 600 lugares serviram de cenário às equipes de filmagens! Para visitar os locais de filmagens e reviver cenas míticas você só precisa seguir o guia: o Forum des Images propõe regularmente uma seleção de filmes sobre temas históricos e culturais de Paris, sua arquitetura, seus bairros, suas temporadas e sua vida quotidiana. Seguindo documentários ou longas-metragens, esses circuitos temáticos são a ocasião de percorrer a cidade e conhecer um século de cinema. Para todos os apaixonados por Paris e pelo cinema, a "missão cinema" da prefeitura de Paris organiza regularmente percursos pela cidade, sobre os passos de filmes recentes: "A Múmia", "O Código Da Vinci", "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"… e tantos outros!

Forum des Images - www.forumdesimages.fr

Os percursos cinematográficos - www.cinema.paris.fr

Neste último site, pode-se encontrar guias para download em PDF que contem passeios completos por toda a cidade de Paris com a temática de um filme escolhido. Neste guia, encontram-se informações sobre o filme tema do passeio e uma lista de locações separadas por arrodissement, logo após, encontra-se mapas de Paris com destaque para aqueles arrondissements com mais locações de filmagem. Essas locações são numeradas e, nas páginas seguintes, as locações são detalhadas e pode-se ler informações sobre o momento do filme que acontece no local bem como sobre a história do local em si. É um tipo de passeio barato que pode ser feito à moda parisiense de Vélib.

Vélib

Um sistema inovador de locação de bicicletas existe em Paris desde de 15 de julho de 2007: simples e rápido, o Vélib se adapta a todos os percursos. Com esse sistema de locação que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, você pode pegar uma bicicleta em uma estação e deixá-la na outra. Há bicicletas disponíveis em todos os bairros e a distância máxima entre duas estações é de 300 m. Nos terminais de ônibus e de outros tipos de transporte público há um número ainda maior de estações de aluguel de bicicletas. Acessíveis para pessoas de mais de 14 anos, as 20 000 Vélib (bicicletas livres) em circulação possibilitam uma visita a Paris percorrendo os cantos mais escondidos, como um verdadeiro parisiense!

Mais informações: www.velib.paris.fr


Nenhum comentário:

Postar um comentário