sábado, 28 de novembro de 2009

Mídia Negativa

A mídia pode também influenciar negativamente os destinos turísticos.

No caso do Brasil, alguns filmes veicularam imagens negativas do país no exterior, e pode ter causado medo em alguns turistas que poderiam vir para cá.

  • Cidade de Deus:
Cidade de Deus é um filme brasileiro de 2002 dirigido por Fernando Meirelles, com Matheus Nachtergaele e um grupo de atores em sua maioria amadores, moradores da própria comunidade retratada pelo filme. O roteiro, escrito por Bráulio Mantovani, foi adaptado do romance epónimo do escritor Paulo Lins, com produção executiva de Elisa Tolomelli.


  • Tropa de Elite:
Ao criticar os usuários de substâncias ilícitas, atribuindo-lhes a culpa pela expansão do tráfico de drogas e da violência urbana, o filme gerou grande debate na mídia brasileira. As práticas de tortura por parte dos policiais também foram abordadas, gerando questionamentos quanto a uma suposta transformação de tais personagens em heróis em virtude de suas atitudes frente aos criminosos ou à população pobre e aos moradores de favelas. Esse posicionamento, no entanto, é contestado pelo diretor José Padilha


  • Turistas:

Turistas é um filme de terror produzido em 2006, realizado por John Stockwell. O filme estreou nos Estados Unidos e no Canadá em 1 de dezembro de 2006 e no Brasil em 16 de fevereiro de 2007.

Os protagonistas são Olivia Wilde, Melissa George, Josh Duhamel e Desmond Askew que vivem turistas roubados e sequestrados por uma gangue para extração de órgãos. A atriz portuguesa Olga Diegues participa também no filme, interpretando o papel de uma turistasueca.

A repercussão do filme no Brasil começou após a publicação de uma reportagem da Folha Online, que já previa a polêmica que o filme suscitaria, tendo em vista a série de clichês e estereótipos sobre o país e os brasileiros que o filme faz questão de dramatizar e exacerbar até ao limite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário